Torneamento CNC: Informações Básicas Que vão Esclarecer Muitas Dúvidas

Na usinagem, existem muitos processos usados ​​para concluir trabalhos específicos. Cada processo tem seu próprio conjunto de diretrizes e especificações. Neste artigo, falaremos um pouco sobre torneamento CNC. Este é um processo de fabricação versátil e econômico capaz de produzir grandes quantidades de peças em uma variedade de materiais diferentes.

Podemos utilizar o torneamento CNC para uma variedade de aplicações. Abaixo falaremos um pouco mais sobre o que é o torneamento CNC, como funciona, suas vantagens, bem como comparar o torneamento com outros processos de fabricação, como fresamento ou retificação.

1 O que é Torneamento CNC?

O Controle Numérico Computadorizado (CNC) refere-se a sistemas muito computadorizados que assumem o controle das funções e movimentos de uma máquina. Isso é feito por meio de um programa que contém dados codificados digitais. Este código controla recursos como movimentos da ferramenta, velocidades e avanços, profundidade de corte, bem como outras funções, como ligar/desligar o fuso e aplicações de refrigeração.

‘Torneamento’ é um processo de fabricação em que a matéria-prima é removida para criar a peça desejada. O termo torneamento refere-se à produção dessas peças por meio da rotação do material de estoque em alta velocidade enquanto a ferramenta de corte é alimentada na face da superfície do material. O processo de torneamento reduz o diâmetro de uma peça de trabalho para uma dimensão específica e produz um acabamento suave da peça.

2. Para que serve o torneamento CNC?

Alguns exemplos de produtos que produzimos através do seu protótipo são eixos, tubos ocos, formas cônicas, hastes roscadas ou buchas. As peças que são torneadas normalmente têm um acabamento de superfície muito suave com uma tolerância de precisão altamente precisa. O torneamento CNC é capaz de produzir peças dentro de uma tolerância de ± 0.0002”.

Vantagens de contratar a Wings:

3. Tipos de operação de torneamento CNC

O processo de torneamento é composto por muitos tipos de operação diferentes, que falaremos a seguir: 

Diante

No processo de faceamento, uma ferramenta de torneamento de ponta única se move radialmente, ao longo da extremidade da peça de trabalho, removendo uma fina camada de material para fornecer uma superfície plana e lisa. A profundidade da face, tipicamente muito pequena, pode ser usinada em um único passe ou pode ser alcançada pela usinagem em uma profundidade de corte axial menor e fazendo múltiplos passes.

 

Torneamento Cônico

Este processo é a redução gradual do diâmetro de uma porção de uma peça de trabalho para outra porção.

 

 

Torneamento de Contorno

O contorno envolve o acabamento de peças com formas arredondadas, curvas ou alisadas. O contorno produz uma curva contínua de vários graus.

 

 

 

Formando

O processo de conformação utiliza uma ferramenta de corte retificada com a forma ou geometria da forma desejada. Esta ferramenta de conformação é avançada perpendicularmente ao eixo de trabalho para reproduzir sua forma na peça de trabalho.

 

 

 

Chanfrar

Normalmente, um chanfro é um ângulo de 45 graus, que remove uma borda afiada de 90 graus. Os chanfros são usados ​​para aliviar arestas vivas, evitar danos à aresta da peça e, além disso, para a segurança dos manipuladores. Uma aresta chanfrada é muito mais resistente a danos do que uma aresta quadrada.

 

 

Corte fora

Corte refere-se à operação de cortar a peça de trabalho cortando uma ranhura completamente com uma ferramenta de corte especial.

 

 

Enfiando

O rosqueamento de ponto único está cortando uma ranhura helicoidal em um furo perfurado para corresponder às especificações de rosca uniforme do parafuso.

 

 

 

Chato

Este processo envolvia aumentar ou suavizar um furo existente no material de estoque ou aumentar um furo criado pela furação.

 

 

Perfuração

A furação é usada para criar um furo e remover o material do interior de uma peça de trabalho. Este processo usa brocas especializadas que são mantidas estacionárias e a rotação do material de estoque cria o furo.

 

 

Recartilhado

Este é o corte de um padrão serrilhado na face da superfície de uma peça. A serrilha pode ser usada para aumentar a aderência na peça de trabalho, bem como para aprimoramento visual em determinadas aplicações.

Materiais Usinados pela Wings

  • Aço Carbono,
  • Aço Inox,
  • Alumínio,
  • Poliacetal,
  • Nylon,
  • Latão,
  • Bronze,
  • Cobre,
  • Teflon
  • etc.

Procurando serviços para Usinagem? Na Wings Ferramentaria e Usinagem você tem as melhores soluções para o desenvolvimento de peças com uma alta qualidade para seu projeto.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e venha conhecer nossos serviços.

Deixe um comentário

Clique no botão enviar para abrir o chat

Abrir Chat
Sair
x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security